Pautas TJDGO

PAUTA DE JULGAMENTO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR 07/06/2019

03/06/2019

PAUTA DE JULGAMENTO –043/19

TODOS OS INDICIADOS DESTA PAUTA DE JULGAMENTO FORAM CITADOS ATRAVÉS DE CERTIDÃO, FAX E DO BOLETIM OFICIAL DA FEDERAÇÃO GOIANA DE FUTEBOL, Á LUZ DOS § 1º E 2º DO ARTIGO 47, DO CBJD, PARA A SESSÃO ORDINÁRIA 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Goiás, reunir-se-á ordinariamente, no dia 07 de junho de 2019 ás 09:00 hs, NO PLENÁRIO e SEDE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA, sito à Rua 10 nº 250 6º andar sala 607, Edifício TRADE CENTER no Setor Oeste.

                        INDICIADOS DA 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR

 

 

Processo 152/2019           RACISMO

CAMPEONATO GOIANO SUB-20 DA 2ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAL 2019

Jogo: INHUMAS E.C/GO x MBS/GO

Data: 25/05/2019 – Horário: 15 h 30 min

Procurador: Dr. DIEGO STEFANI ALBUQUERQUE

Relator:         Dr. LUIS ANTONIO SIQUEIRA DE PAIVA

Indiciados:  GUILHERME FERNANDES COSTA, atleta não profissional, vinculado ao Inhumas Esporte Clube, camisa nº 20, com fundamento nos artigos 243-D, 243-G e 179, I do CBJD; Consta em súmula que o mesmo foi expulso após “por encarar e apontar o dedo no rosto de seu adversário de nº 4 Sr. Ronald Lopes Leandro e mencionar a ele palavras que não puderam ser ouvidas pela equipe de arbitragem, gerando em ato contínuo um tumulto entre os atletas de ambas as equipes.”.  Após a expulsão e o relato em súmula, houve a suspeita de prática de ato discriminatório, qual seja racismo, diante do ocorrido. O árbitro relatou que “o atleta de nº 4 da equipe do MBS Sr. Ronald Lopes Leandro se dirigiu a mim muito exaltado dizendo que o referido atleta de nº 20 o havia chamado de “macaco”. Informo que as palavras ditas pelo atleta nº 20 como já citado em relatório não puderam ser ouvidas pela equipe de arbitragem devido a distância que nos encontrávamos do fato. Informo ainda que o atleta de nº 4 da equipe do MBS não quis continuar no jogo e que deixou o campo chorando.”

 

WALLACE GABRIEL DE OLIVEIRA, preparador físico, vinculado ao Inhumas Esporte Clube, com fundamento no artigo 243-C do CBJD; Foi expulso o mesmo após retardar o início de partida segurando bola que deveria ser dada ao lateral da equipe MBS, dizendo a seguinte frase: “você quer, vem aqui e pega”. Após a expulsão, o árbitro relatou que o mesmo disse ao auxiliar “foi bom eu ter sido expulso bandeira, agora eu vou ficar aqui atrás de você e vou falar o tanto que eu quiser, seu merda, eu sei onde tá o seu carro, hoje você desiste de bandeirar”.

 

RODRIGO HONÓRIO, treinador, vinculado ao Inhumas Esporte Clube, com fundamento no artigo 243-F, parágrafo 1º do CBJD; O mesmo foi expulso após ofender o auxiliar pós-pedido para que seus atletas sentassem no banco de reservas, dizendo: “fica na sua bandeira, você não manda porra nenhuma aqui”. Ao chamar o árbitro, disse: “você tá de parabéns bandeira, seu fraco”. Após aplicada a expulsão, o mesmo tornou a falar com o auxiliar e dizer: “seu idiota, otário, você é um babaca”. Tal fato foi confirmado no relato do assistente, também constante em súmula.

PAULO BARBOSA, membro de supervisão, vinculado ao Inhumas Esporte Clube, com fundamento nos artigos 243-D, 243-F em seu parágrafo 1º, 243-G, e 179 em seu inciso I, do CBJD; O mesmo, identificado por ser o responsável pela entrega da relação de atletas do Inhumas, invadiu o campo de jogo e disse: “eu só vim falar uma coisa, a gente não garante a segurança de vocês aqui viu, hoje vocês não saem daqui inteiros”. A arbitragem se sentiu ameaçada, e precisou por conta própria convocar o policiamento para continuidade da partida. Ato contínuo, ainda foi informado que o Sr. Paulo Barbosa ainda invadiu o campo após abertura do portão central, sendo contido pelo quarto árbitro antes da chegada na extremidade do campo. Tal invasão por parte do aqui denunciado gerou excitação por parte da torcida, podendo gerar fatos danosos ainda maiores, como assim aconteceu.

 

INHUMAS ESPORTE CLUBE, entidade de prática desportiva vinculada a Federação Goiana de Futebol, com fundamento nos artigos 191, III, e parágrafo 2º, 211, 213 e parágrafo 1º, e 243-G do CBJD; Diante de todo o fato narrado em súmula, bem como relato feito em Boletim de Ocorrência anexo, evidente estão pontos fundamentais que traçam a torpeza do Inhumas Esporte Clube, tendo através dos atos praticados, causado tumulto desde o início da partida até o seu final, com atos lesivos ao regulamento da competição e ao CBJD, trazendo insegurança tanto ao adversário quanto a equipe de arbitragem, que precisou por ato próprio convocar a polícia militar para garantir – pelo menos parcialmente – a segurança na partida ora objeto desta denúncia. Ato contínuo, também há relatos de incitação à violência, gritos ofensivos e racistas provocados por seu diretor e jogador, relato de arremesso de bombas e até mesmo invasão de campo, sendo descumpridos além do regulamento, um número expressivo de regras do CBJD. Outrossim, o art. 243-G também é claro ao tratar o ato racista praticado e relatado tanto em súmula, quanto em boletim de ocorrência, decisivo para o desenrolar até mesmo da competição, que se encontra em fase de mata-mata. In casu, a prática racista ora narrada e denunciada nas autoridades competentes foi praticada por atleta, membro diretivo e pela torcida do Inhumas, o que leva a equipe a perda do número de pontos referente a aquela partida, o que muda totalmente o contexto da competição. Também há aplicação de multa a entidade esportiva, ora qual a torcida que incitou tais cânticos é responsável.

 

Processo 153/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-15 2019

Jogo:              CAMPINAS F.C. X VILA NOVA F.C

Data:              Goiânia, 22 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. ISAQUE LUSTOSA

Indiciados:  GUSTAVO MARQUES PASCOAL da equipe do VILA NOVA F.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 15 – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 250, do CBJD.  Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Rodrigo Almeida dos Santos, informou que expulsou da partida aos 2 minutos da prorrogação do primeiro tempo, em razão do 2º cartão amarelo, o atleta Gustavo Marques Pascoal, assim narrando na súmula:Por dar uma entrada de forma temerária, na disputa de bola, atingindo a perna de seu adversário de nº 8, Sr. Mateus N. Lacerda Melo. O atleta atingido recebeu atendimento e continuou na partida. O atleta expulso deixou o campo de jogo.”

 

Processo 154/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-15 2019

Jogo:              DESPORTIVO REAL  FC  X  GOIÁS ESPORTE CLUBE

Data:              Goiânia, 25 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. BRENO PIRES BORGES

Indiciados:  CARLOS EDUARDO DE LIMA da equipe do DESPORTIVO REAL F.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 15 – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 258, II do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Santhiago José de Oliveira Peres, informou que expulsou da partida, após encerramento da mesma, o atleta do DESPORTIVO REAL FUTEBOL CLUBE, assim narrando na súmula: Expulsei diretamente do campo de jogo o atleta Carlos Eduardo de Lima, nº18, da equipe Desportivo Real Futebol Clube, pois no momento em que encerrei a partida o referido atleta veio em minha direção, próximo ao centro do campo, dizendo as seguintes palavras: “Seu ladrão, você recebeu quanto para roubar para eles, safado”. O atleta expulso saiu de campo sem maiores problemas.”

 

Processo 155/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-17 -2ª DIV. 2019

Jogo:              RAÇA SPORT BRAZIL   X  A E CANEDENSE

Data:              Goiânia, 25 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. JOSÉ DIVINO DE MORAES

Indiciados:   RAÇA SPORT BRAZIL que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 2ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 211, do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Rodrigo Almeida dos Santos, informou que o RAÇA SPORT BRAZIL, mandante do jogo, não forneceu infraestrutura necessária para a partida, assim narrando na súmula: Informo que às 14:30h o Sr. Rodrigo, membro da Equipe Raça Sport Brazil, adentrou no vestiário da Equipe de Arbitragem acompanhado de dois funcionários de obra do CT Universo para verificar a situação da água que não estava chegando aos chuveiros. Nada foi solucionado e foi informado à Equipe de Arbitragem que estava em reparos e quando fôssemos tomar banho precisaríamos abrir o registro geral que ficava dentro do próprio banheiro. Outrossim, informo ainda que quando a Equipe de Arbitragem foi tomar banho logo após o término da partida, o procedimento de abrir o registro geral foi feito, mas a água não chegou até os chuveiros.

 

Processo 156/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-17 -1ª DIV. 2019

Jogo:              A D HIDROLANDENSE   X   GOIÂNIA ESPORTE CLUBE

Data:              Goiânia, 22 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. GEOVANI N. CARDOSO

Indiciados:   GUILHERME ARAÚJO DE CARVALHO da equipe do GOIÂNIA E.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAIS/2019, como incurso no artigo 250, do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Alex Fabiano do Nascimento Garcia, informou que expulsou da partida aos 43 minutos do segundo tempo, o atleta Guilherme Araújo de Carvalho, assim narrando na súmula: Aos 43 minutos do segundo tempo, expulsei do campo de jogo em decorrência do segundo cartão amarelo, o Atleta de número 08 Sr. Guilherme Araujo de Carvalho da equipe: Goiânia E.C por: na disputa de bola, calçar seu adversário de número 08 Sr. Leonardo Martins do Nascimento da equipe: A. D. Hidrolandense, impedindo um ataque promissor. O jogador atingido não necessitou de atendimento. O atleta expulso, saiu do campo de jogo sem problemas..”

 

Processo 157/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-17 -1ª DIV. 2019

Jogo:              ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE  X  CAMPINAS FUTEBOL CLUBE

Data:              Goiânia, 25 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. ISAQUE LUSTOSA

Indiciados:   CLÁUDIO LOPES BATISTA FILHO da equipe do CAMPÍNAS F.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAIS/2019, como incurso no artigo 258, II do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Alex Fabiano do Nascimento Garcia, informou que expulsou da partida aos 43 minutos do segundo tempo, o técnico do CAMPINAS F.C., assim narrando na súmula: AOS 33 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO, EXCLUÍ DO BANCO DE SUPLENTES O TÉCNICO DA EQUIPE: CAMPINAS F.C SR. CLAUDIO LOPES BATISTA FILHO, POR: EXCESSO DE RECLAMAÇÕES ACINTOSAS, CONTESTANDO AS MARCAÇÕES DA EQUIPE DE ARBITRAGEM COM GESTOS E PROFERINDO AS SEGUINTES PALAVRAS EM DIREÇÃO A EQUIPE DE ARBITRAGEM: “VOCÊS ESTÃO PRECISANDO ESTUDAR A CARTILHA DE REGRAS”, GESTICULANDO COM AS MÃOS COMO SE FOLEASSE UM LIVRO. APÓS ME DIRIGIR ATÉ O BANCO DE SUPLENTES E PEDIR PARA QUE SE RETIRA SE DO BANCO, O MESMO ATRAVESSOU POR DENTRO DO CAMPO DE JOGO ATÉ O PORTÃO DE SAÍDA, PROFERINDO EM MINHA DIREÇÃO AS SEGUINTES PALAVRAS: “VOCÊS TEM QUE RESPEITAR NÓS PROFISSIONAIS”. FORA DO CAMPO DE JOGO, O TÉCNICO SUPRACITADO CONTINUOU A PROFERIR EM MINHA DIREÇÃO AS SEGUINTES PALAVRAS: “ÁRBITRO DÉBIL MENTAL, DÉBIL FUNCIONAL”. INFORMAÇÕES PASSADAS A MIM ÁRBITRO, PELO A.A.I PAULO CÉSAR FERREIRA DE ALMEIDA..”

 

Processo 158/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-17 -1ª DIV. 2019

Jogo:              GOIÂNIA ESPORTE CLUBE  X  A A APARECIDENSE

Data:              Goiânia, 16 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. BRENO PIRES BORGES

Indiciados:    RODRIGO COSTA DO NASCIMENTO da equipe do A.A. APARECIDENSE que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 254-A, I do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Tielles Gonçalves Ferreira, informou que expulsou da partida aos 22 minutos do primeiro tempo, o Atleta Rodrigo Costa do Nascimento da equipe da AA APARECIDENSE., assim narrando na súmula: Aos 22 min. do 1º tempo expulsei direto, por ter fora da disputa de bola socado as costas do adversário de nº 10, Weverton José da Silva da equipe Goiânia E. C.  .”

 

JESSIE LEY CANDIDO TEOTONIO da equipe do GOIÂNIA E.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 254-A, I do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Tielles Gonçalves Ferreira, informou que expulsou da partida aos 31 minutos do segundo tempo, o Atleta JESSIE LEY CANDIDIDO TEOTONIO da equipe da GOIÂNIA E.C, assim narrando na súmula:  Expulso direto, por ter fora da disputa de bola desferido um soco no rosto do adversário de nº 10 da equipe Aparecidense, Danilo Costa Silva.”

 

WELKSON JOSÉ DA SILVA da equipe do GOIÂNIA E.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 258, II do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Tielles Gonçalves Ferreira, informou que expulsou da partida aos 4 minutos da prorrogação do segundo tempo, o Atleta Welkson José da Silva da equipe da GOIÂNIA E.C., assim narrando na súmula: Após o apito final da partida apliquei o cartão vermelho direto, por ter ofendido a equipe de arbitragem dizendo: “vcs roubaram, seus pau no cú, safados, cuzões.”

 

WEVERTON JOSÉ DA SILVA da equipe do GOIÂNIA que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 254-A, I do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Tielles Gonçalves Ferreira, informou que expulsou da partida aos 22 minutos do primeiro tempo, o Atleta Weverton José da Silva da equipe da GOIÂNIA E.C., assim narrando na súmula: Aos 22 min. do 1º tempo expulsei direto por, após ter sofrido um soco nas costas do adversário de nº 08, Rodrigo Costa do Nascimento, da equipe Aparecidense fora da disputa de bola revidou com um soco no rosto do mesmo.

 

JOÃO VITOR LEAL DOS SANTOS, Massagista da equipe do GOIÂNIA E.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª  Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Tielles Gonçalves Ferreira, informou que expulsou da partida aos 31 minutos do segundo tempo, o Massagista João Vitor Leal dos Santos da equipe da GOIÂNIA E.C., assim narrando na súmula: Aos 31 min. do 2º tempo expulsei o Massagista da equipe Goiânia E.C., João Vitor Leal dos Santos, CPF: 700.528.721-83, por ter ofendido verbalmente o árbitro dizendo: filha da puta, ladrão, desgraçado. Após ser expulso entrou em campo para agredir o árbitro, mas foi contido por atletas da equipe do Goiânia. O massagista saiu e não criou mais problemas .”

 

GOIÂNIA E.C, que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAL/2019, como incurso no artigo 213, II do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Tielles Gonçalves Ferreira, informou que houve invasão de campo por três torcedores., assim narrando na súmula: Às 15:55h com 25 minutos jogados do 1º tempo, o jogador de nº 10 da equipe do Goiânia, Sr. Weverton José da Silva, que estava saindo de campo, pois acabara de ser expulso e passava em frente ao banco de reservas da equipe Aparecidense… desencadeou um grande tumulto na área técnica do Aparecidense com discussões e invasão de três torcedores não identificados o jogo foi paralisado a confusão amenizada, porém o reinicio da partida só foi feito após a chegada de um viatura da polícia que ocorreu depois de 23 minutos de jogo paralisado a partida foi reiniciada sem mais problemas.  .”

 

Processo 159/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-17 -1ª DIV. 2019

Jogo:              APARECIDA ESPORTE CLUBE  X  VILA NOVA FUTEBOL CLUBE

Data:              Goiânia, 16 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. JOSÉ DIVINO DE MORAES

Indiciados:    VILA NOVA F.C. que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAIS/2019, como incurso no artigo 206, do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Fernando de Melo Peraro, informou que o VILA NOVA FC deu causa ao atraso para o início da partida, assim narrando na súmula: Motivo de atraso no início e/ou reinício, e de acréscimos: Informo que a equipe Vila Nova F.C entrou em campo com 5 minutos de atraso retardando o inicio do jogo em 6 minutos, acréscimos devido ao atendimento aos atletas, substituições e reposição de bola.”

 

Processo 160/2019          

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL SUB-17 -1ª DIV. 2019

Jogo:              A A FLUGOIÂNIA ESP.  X   TRINDADE ATLÉTICO CLUBE

Data:              Goiânia, 16 de maio de 2019      

Procurador: Dr. AURELINO IVO DIAS

Relator:         Dr. GEOVANI N. CARDOSO

Indiciado:    DERIVAN RIBEIRO DA SILVA da equipe do A.A. FLUGOIÂNIA que disputa o CAMPEONATO GOIANO SUB 17 DA 1ª DIVISÃO – NÃO PROFISSIONAIS/2019, como incurso no artigo 258, II do CBJD. Segundo relatório contido na Súmula, o árbitro da partida, Waldomiro Jacson de Almeida, informou que expulsou da partida aos 25 minutos do primeiro tempo, o Preparador Físico da equipe do A.A. FLUGOIÂNIA., assim narrando na súmula: INFORMO QUE AOS 25 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO, EXCLUI DO BANCO DE RESERVAS, O SR. DERIVAN RIBEIRO SILVA, PREPARADOR FÍSICO DA EQUIPE A.A. FLUGOIÂNIA, POR RECLAMAR DE FORMA ACINTOSA A MARCAÇÃO DO ASSISTENTE Nº 01 YGOR MONTEIRO, DEPOIS DO PRIMEIRO GOL ASSINALADO PELA EQUIPE TRINDADE A. C. O MESMO PROFERIU AS SEGUINTES PALAVRAS: “TÁ IMPEDIDO, NÃO VAI MARCAR NÃO. NÃO VAI MARCAR NÃO.” REPETINDO VÁRIAS VEZES.”

 

Após ter obedecido as Normas do artigo 47, e seu parágrafo único, do CBJD, AFIXE-SE cópia deste boletim oficial no lugar de costume e a publicação do mesmo no Boletim Oficial da Federação Goiana de Futebol, a fim de que os indiciados não aleguem ignorância. 

Secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Goiás, em Goiânia, aos três dias do mês de junho de dois mil e dezenove (03.06.2019).

 

Confere:      Dr. Adalberto Grecco          De  Acordo:  ISAQUE LUSTOSA

Secretário                                                   Presidente

 

 



VOLTAR






Nossos Parceiros